Santuário anuncia vinda de outra elefanta para Chapada dos Guimarães

aaa4f9a2ccc2078e4df3f24bfbde5055

A elefanta Mara, residente no Ecoparque Buenos Aires, deve ser a 6ª a chegar ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (67 km ao sul de Cuiabá). A informação foi divulgada pela página do santuário no Instagram.

“Gostaríamos de lhe apresentar a Mara. Ela será a próxima aliá asiática a ser transferida para o SEB. Ela é uma pequena elefanta gorducha que nós absolutamente adoramos”, disseram. Quando chegar ao Brasil, Mara deve viver ao lado de Maia, Rana e Lady.

Conforme explicou a página, a vinda da elefante é decorrente do remanejamento de espécies exóticas do ecoparque para santuários adequados. Contudo, o animal ainda precisa passar por um processo para ser treinada e pronta para a viagem até o interior mato-grossense.

“Mara é mais um vovozinha, com cerca de 50 anos, e divide seu habitat com duas fêmeas africanas. Elas não compartilham do mesmo espaço concomitantemente; portanto, quando Mara está fora, as outras duas estão dentro e vice-versa”, diz trecho do relato.

A aliá, de acordo com o santuário, apresenta boa saúde e tem apenas alguns problemas moderados nas patas. Ela foi acompanhada por uma equipe de treinamento e comportamento para que estivesse pronta para o transporte. Ainda, contudo, não há data definida.

Além de Maia, Rana e Lady, o santuário já abrigou Guida e Ramba. A primeira morreu em junho de 2019 por causa desconhecida, após ficar três anos no local. Já Ramba teve problemas renais e morreu em dezembro de 2019.

Santuário  

Localizado no distrito de Rio da Casca, município de Chapada dos Guimarães, a 110 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, o Santuário tem área de 1,1 mil hectares. A vegetação é típica de Cerrado.

Sua implantação e funcionamento contam com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes. A Global Sanctuary for Elephants (GSE) dá suporte à implantação de santuários e treinamento para tratadores. A ElephantVoices pesquisa comportamento de elefantes na natureza.

Fonte: Gazeta Digital

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *