Shopping é notificado pelo Procon e terá 10 dias para explicar sorteio

f492c901572296932e47941db362e478

O Shopping Estação Cuiabá foi notificado pelo Procon-MT hoje (2) e deverá prestar esclarecimentos sobre uma promoção de Natal, que sorteou um Volvo XC40, no dia 27 de dezembro. A notificação é resultado de denúncias de consumidores sobre uma suposta irregularidade no sorteio durante transmissão ao vivo via redes sociais.

Imagens gravadas e distribuídas em grupos de mensagens mostraram o apresentador trocando os cupons e guardando um deles no próprio bolso antes de anunciar o ganhador. O shopping, por meio de nota, afirmou que o procedimento é padrãoe se trata apenas de um “cupom reserva”.

O Procon-MT solicitou ao shopping o regulamento da promoção; informações da empresa de auditoria que acompanhou o sorteio; a documentação legal para realização do evento promocional; os vídeos oficiais do sorteio; cópia dos dois bilhetes sorteados; entre outros dados.

A empresa tem o prazo de 10 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar os esclarecimentos por escrito, bem como os documentos necessários para a apuração dos fatos.

O órgão também destacou que a ação é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), em especial pelo artigo 6º da norma, que garante como direitos básicos do consumidor: informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços (inciso III); proteção contra publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais (inciso IV); além de efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais coletivos e difusos (inciso VI).

Leia na integra a nota do Shopping Estação Cuiabá divulgada em 30 de dezembro:

“Prezados clientes, agradecemos os feedbacks e esclarecemos que o segundo cupom sorteado é o cupom reserva. O cupom reserva não gera qualquer expectativa de ganho de premiação.

De acordo com a legislação de promoções comerciais, o cupom reserva somente poderá ser utilizado em hipótese de desclassificação do cupom principal. Como esse não foi o caso da nossa promoção de Natal, já que o primeiro cupom sorteado contemplou todas as normas do regulamento, o cupom reserva foi devidamente descartado.

A apuração foi filmada do início ao fim e o promotor responsável pelo sorteio divulgou o primeiro cupom sorteado como sendo o vencedor do concurso.

Esclarecemos que todo o processo de sorteio é fiscalizado pelos auditores do Ministério da Economia, não havendo qualquer irregularidade na retirada do cupom reserva da maneira como ocorreu em nosso Shopping.

Para outras informações, seguimos à disposição de nossos clientes.”

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *