Fórum Sindical se reúne com Governo e cobra demandas dos servidores públicos

Em pauta estiveram o andamento de processos de progressão de carreira, cessão, mandato classista, além do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA)
ESTA

Representantes do Fórum Sindical,  estiveram reunidos nesta terça-feira (21), com os secretários de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e da Casa Civil, Mauro Carvalho, com objetivo de debater as demandas pertinentes aos servidores públicos de Mato Grosso.

De acordo com Oscarlino Alves, um dos membros do Fórum Sindical, a pauta apresentada aos dois secretários foi extensa, com destaque a cobrança da Revisão Geral Anual (RGA) dos anos de 2018, 2019 e chegando a data base maio/2020.

“O secretário Mauro disse que o governo está trabalhando para pagar e irá analisar os impactos sobre a receita do Estado em função das medidas fiscais já tomadas frente as leis aprovadas em janeiro/2019 que criaram condicionantes para o pagamento da RGA e já ficou pré-agendado uma nova reunião, para o início do mês de abril, onde apresentarão o panorama”, destacou Oscarlino.

Na oportunidade, os dirigentes sindicais pediram justiça na análise dos processos de novas aposentadorias e pensões, além de pedirem celeridade nos processos de concessões das progressões de classe e nível para todas as carreiras do Executivo. “Neste ponto o secretário Mauro irá entrar no circuito junto a procuradoria geral para análise dos apontamentos feitos durante a reunião e o secretário Basílio anotou todos os pontos, se comprometendo a resolver e dar retorno imediato aos dirigentes”, pontuou Oscarlino.

O titular da Seplag informou que a secretaria tem feito várias alterações na legislação no intuito de dar celeridade e desburocratizar o andamento de processos administrativos.

“Temos mantido um diálogo franco, verdadeiro e honesto. Os servidores públicos são o bem mais precioso que o Estado tem. São eles que tocam a máquina. Por isso temos adotado várias medidas administrativas no intuito de melhorar a vida funcional de cada um”, disse Bezerra.

O secretário-chefe da Casa Civil reiterou as tratativas que vêm sendo feitas e explicou os questionamentos feitos pelos sindicalistas a respeito da RGA.

“Neste momento estamos trabalhando arduamente para pagar a RGA e as leis de carreira aprovadas em governos anteriores, colocar o pagamento dos fornecedores em dia e garantir o equilíbrio fiscal do Estado. Acredito que tudo isso será possível e vamos informar com alegria quando tivermos certeza disso”, finalizou Carvalho.

Entre os temas importantes na pauta de reivindicações dos sindicalistas estiveram: a revisão em caráter de urgência dos valores pagos em diárias à serviço que segundo eles estão defasadas; Celeridade na publicação da Averbação do Tempo de Serviço e a Regularização da redução da Jornada para país com filhos com algum tipo de deficiência.  Confme Basílio, todos estes pontos já estão “em estudo e com perspectivas de resolução a curto prazo”, afirmou.

Entidades Sindicais que participaram da reunião:

ADUNEMAT, ASAGER, ASSOF, SISMA, SINDES, SINPAIG, SINDPSS, SINTAP, SINTEP, SINDSPEN, SIPROTAF, SINTESMAT, SINTEMA e FEESP.

 

Foto: Assessoria Seplag

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *