Com suspeita de coronavírus,equipe do Samu encaminha paciente ao isolamento

1882a703559e047a2ca7878961502029 (1)

Uma mulher, identificada pelas iniciais K.C., de 34 anos, com suspeita de ser a primeira vítima do coronavírus em Mato Grosso, está no isolamento do Hospital Regional de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), desde a noite desta quinta (6), com sintomas da doença.

Para levá-la ao hospital, equipe do Samu usou uniforme contra contaminação. A paciente está no leito 19 (isolamento). O Governo emitiu nota ao #Rdnews confirmando a suspeita e dando detalhes do estado de saúde dela. “Consciente, Orientada, Respiração Espontânea em Ar Ambiente, passou a noite bem, tosse persistente e sem febre”, diz trecho da nota.

A paciente passa por exames e os resultados ainda não estão prontos, portando o caso não foi confirmado. Equipe médica vai precisar de mais exames, principalmente com infectologista, antes de um diagnóstico mais preciso.

A paciente informou que foi a países da Ásia, onde há casos suspeitos e confirmados, inclusive óbitos, mas não chegou à China, epicentro da epidemia. Quando desembarcou em Mato Grosso, notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis que conduz os procedimentos.

A Secretaria, até o momento, registrou o caso como Síndrome Respiratória Aguda e também emitiu nota, garantindo que a transferência da paciente de casa ao hospital foi feita dentro das regras contra contaminação dos servidores. “Os profissionais de saúde que fizeram o atendimento seguiram todos os protocolos do Ministério da Saúde e a ambulância utilizada para o transporte passou por processo de esterilização e ficará sem ser utilizada até a próxima segunda-feira (10)”, diz o documento.

Governo está na cidade

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, viaja hoje a Rondonópolis, com esquipe de comunicação, acompanhando o governador Mauro Mendes (DEM). A princípio, para pauta política, tais como a inauguração da revitalização do Anel Viário, visita a escolas, lançamento da obra de uma nova escola e também visita ao Hospital Regional, justamente onde a paciente suspeita está internada.  Ficou de emitir mais detalhes sobre o estado de saúde dela assim que possível.

Epidemia mundial

A escalada de casos do coronavírus na China, se espalhando pelo mundo, levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar emergência internacional. Já são mais de 31 mil casos e centenas de mortes.

O primeiro caso confirmado foi notificado dia 31 de dezembro do ano passado em Wuhan, na China. Um chinês de 61 anos não resistiu e faleceu. No momento, equipe médica à frente do combate à epidemia tenta frear o vírus com medicamentos usados contra malária e ebola. Em curso, tem uma vacina em estudos.

Fonte: RD NEWS

Foto: Circula na internet, na manhã desta sexta-feira (07), esta foto da equipe do Samu que teria atendido à ocorrência. A reportagem ainda não conseguiu confirmar se a foto procede.

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *