CPI da Previdência realiza visita técnica ‘in loco’ nesta terça-feira

arq pub

O deputado estadual João Batista (Pros), que preside os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), promoveu na manhã desta terça-feira (18), uma visita técnica ao anexo da Superintendência de Arquivo Público, com o objetivo de conhecer as instalações e a infraestrutura do galpão, que armazena dados históricos da previdência dos servidores públicos estaduais.

De acordo com o parlamentar, esse primeiro contato com a instituição ajudará na conclusão dos trabalhos realizados pela comissão. “Estamos buscando respostas concretas para a sociedade sobre o destino das documentações da previdência estadual. Nas instalações, constatamos as condições precárias do anexo, observamos a falta de estrutura para os trabalhadores realizarem as atividades, tendo em vista, o volume e relevância das documentações ali contidas, inclusive, do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso, antigo Ipemat”, informou João Batista.

Os membros da equipe técnica que auxiliam nos trabalhos da comissão, frisaram que a ideia da visita no Arquivo Público, foi com base no depoimento de José Monteiro dos Santos, ex-presidente do Ipemat, que afirmou durante depoimento que: “o principal ponto de estrangulamento para desvio do dinheiro da Previdência foi a assistência médica. Muitos privilégios foram concedidos. Desvios sempre tiveram. Os documentos que comprovam isso ainda existem num arquivo do órgão”, afirmou Monteiro.

Na oitiva, Monteiro disse ainda que “ao longo de 30 anos de serviços prestados, nas décadas de 60 e 70, o Ipemat era um órgão rico que arrecadava muito dinheiro, com autonomia administrativa e financeira. Mas quem fez essa gestão do começo até o fim, foi o próprio governo, o qual nomeava os presidentes e diretores”, concluiu.

Na oportunidade, o parlamentar agradeceu a receptividade dos funcionários que apresentaram a estrutura do local. “Deixo meu muito obrigado à superintendente do Arquivo Público Estadual, Vanda da Silva, que colocou toda sua equipe à disposição da CPI, sempre que for necessário”, destacou o deputado.

João Batista fez questão de salientar que na ALMT, irá trabalhar em conjunto com os demais parlamentares que compõem a CPI da Previdência, na tentativa de melhorar as condições da infraestrutura da instituição, garantindo melhores condições no ambiente de trabalho dos servidores, visando otimizar o armazenamento de dados.

Fonte: LUCIENE LINS/Gabinete do deputado João Batista

Foto: FERNANDA BORRALHO/Gabinete do deputado João Batista

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *