Cuiabá suspende campanha por não receber doses necessárias de vacinas contra a gripe

Screenshot_20200323-125551_Facebook

Secretaria de Saúde de Cuiabá decidiu suspender a campanha de vacinação contra a influenza, que começou nesta segunda-feira (23), após não ter recebido a quantidade de doses necessárias para atender a população da primeira faixa, idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde pública e privada.

Na manhã desta segunda, algumas pessoas conseguiram tomar a vacina, outras tiveram que retornar para casa porque as doses haviam acabado em poucas horas de vacinação.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde repassou apenas 9,5 mil doses, dos 100 mil que havia sido solicitado.

Por isso, a campanha foi suspensa e retornará com as imunizações nesta quinta-feira (26), após a chegada dos novos lotes que estão previstos para quarta-feira (25).

Segundo a Responsável Técnica pela Imunização, Sandra Honr, a secretaria manteve o início nesta segunda após promessa de que mais doses chegariam ainda nesta manhã, o que não ocorreu.

Em Cuiabá, os atendimentos aos idosos não ocorreram pela ordem inicial do nome.

Campanha

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo Governo Federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A primeira será 23 de março a 16 de abril, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais) e profissionais da Saúde pública e privada.

A partir do dia 16 de abril a 09 de maio começa a segunda etapa e serão atendidos os  professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas.

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, estão na terceira faixa que começa no dia 09 de maio e segue 22.

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. (Com informações da Secretaria Municipal de Saúde).

 

Fonte Repórter MT

 

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *