MT deve receber 3 mil comprimidos de Cloroquina para combate ao Coronavírus

Screenshot_20200330-192218_Facebook

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da Cloroquina como forma de combate à pandemia da Covid-19, o coronavírus. Com a decisão da entidade, várias doses do composto serão distribuídas aos estados. Mato Grosso, de acordo com nota informativa do Ministério da Saúde, receberá três mil comprimidos.

 

Ao HNT/HiperNotícias, a presidente do Conselho Regional de Medicina, doutora Hildenete Monteiro Fortes, explicou que a medicação não será distribuída para compra pela população e, sim, utilizada mediante parecer médico.

A doutora explicou que ainda não há nenhuma certeza absoluta quanto à eficácia do medicamento no combate ao vírus. Contudo, assegurou que muitos estudos clínicos estão em andamento, a fim de suprimir as dúvidas sobre quais os efeitos do composto no organismo.

À reportagem, ela sinalizou que o tratamento com o remédio será feito durante um prazo de cinco dias em pacientes que estejam com sintomas graves, sobretudo os internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s).

No primeiro dia de tratamento, o paciente deverá receber uma dosagem equivalente a 900mg do composto, na qual três comprimidos devem ser ingeridos duas vezes por dia.

Para os dias subsequentes, o medicamento será aplicado de forma a obedecer a dosagem de três comprimidos uma vez ao dia. Ainda não informações que sinalizem quando o medicamento chegará ao estado.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que pontuou que não indica e nem contraindica o uso do composto.

Coronavírus

Segundo dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso registrou na tarde desta segunda-feira (30) 18 casos confirmados de contágio por coronavírus.

Os números totais relativos à doença são atualizados no final do dia, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Secretaria de Estado de Saúde.

Diante da situação de pandemia, a medida mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o isolamento social, a fim de que seja reduzida a possiblidade de transmissão da doença e, consequente, não propagação de novos surtos.

Medidas de prevenção

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.

 

Fonte Hipernotícias

Foto Reprodução

 

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *