Confira o que abre em Cuiabá e VG a partir de segunda-feira

148e54d14c3cb48be513c96c5253a31d

As cidades de Cuiabá e Várzea Grande passam por um processo de reabertura gradual dos setores do comércio e serviços. Na capital, algumas lojas voltam a funcionar na segunda-feira (27), enquanto na vizinha, elas já estão abertas a partir deste sábado (25).

 

Todos os estabelecimentos que já operam e que irão voltar a operar, deverão continuar seguindo as recomendações de segurança, como controle de acesso, distanciamento mínimo entre cada pessoa, higienização, uso de máscaras, turnos de trabalho alternados.

Veja os detalhes dos decretos:

Comércio de rua

Em Várzea-Grande: já pode funcionar a partir deste sábado (25).

Em Cuiabá: a partir de segunda-feira (27), observado o horário de funcionamento das 10h às 16h, com algumas exceções:

– especificamente para supermercados, mercearias, padarias, açougues e similares o horário de atendimento ao público de segunda a domingo e feriados, das 06h30 às 21h;

– especificamente para as padarias que funcionem fora de mercados e congêneres, o horário de funcionamento será das 6h até às 19h;

– especificamente para lojas de conveniência localizadas em postos de combustível e das distribuidoras de bebidas, o horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 13h;

– vedação, em qualquer caso, ao consumo no interior dos estabelecimentos.

Bares, restaurantes e shoppings

Em Várzea-Grande: já pode funcionar a partir deste sábado (25), com 30% de sua capacidade para restaurantes, e 50% para o shopping.

Em Cuiabá: irão retornar em maio, mas ainda não há data e nem detalhes (será emitido novo decreto).

Academias

Em Várzea Grande: podem voltar dia 4 de maio, com um terço de sua capacidade.

Em Cuiabá: irão retornar em maio, mas ainda não há data e nem detalhes (será emitido novo decreto).

Feiras, festas e eventos

Em Cuiabá: Permanecem proibidos o exercício da atividade de ambulante e congênere, a abertura ou realização de feiras livres e exposições em geral, de bailes, de festas comunitárias, de bingos, de sessões de cinemas, de festas em casas noturnas, de boates, casa de festas e demais atividades e eventos, de qualquer natureza, inclusive esportivos e culturais, que ocasionem aglomeração de pessoas.

Em Várzea Grande: O cinema pode voltar a funcionar no dia 4 de maio, com um terço de sua capacidade. Não há especificações no novo decreto sobre festas e boates.

Serviços

Em Cuiabá: As atividades de prestação de serviços em geral, que estavam impedidas de funcionar, poderão retomar as suas atividades a partir de 04 de maio de 2020, observado o horário de funcionamento das 08h às 14h.

Em Várzea Grande: 
As atividades de prestação de serviço em geral, incluindo, assessorias e consultorias, poderão retornar suas atividades já neste sábado (25). As que possuem atendimento ao público de forma não individual, poderão fazê-lo com atendimento em 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.

Atividades industriais

Em Cuiabá: As atividades industriais em geral, que estavam impedidas de funcionar, poderão retomar as suas atividades a partir de 11 de maio de 2020, mas funcionarão durante três dias na semana, com turnos máximos de dez horas e mediante revezamento de equipes em dois períodos distintos de trabalho, observado o horário de funcionamento das 06h às 16h.

Igrejas

Em Cuiabá: As atividades religiosas de qualquer natureza, que estavam impedidas de funcionar, poderão retomar as suas atividades a partir de 27 de abril de 2020, das 6h às 20h, mas com algumas restrições:

– no máximo duas celebrações religiosas por turno (manhã, tarde e noite), com intervalo de 1h30 entre elas

– higienização do local antes e depois das celebrações

– lotação máxima de 30% da capacidade total do local, com controle do fluxo de entrada

– distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa, inclusive em caso de fila na entrada

– oferta permanente de produtos de hgienização

– utilização de máscaras por todos

– fixação de cartazes informativos sobre a Covid-19

Além disso também recomendou:

– diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados, devendo manter no mínimo uma porta ou uma janela aberta

– antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitado qualquer tipo de contato físico (abraços, apertos de mão, etc)

– sempre que possível, realizar a transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis

– evitar na medida do possível a presença nas celebrações religiosas de fiéis que se enquadrem nos grupos de risco

Em Várzea Grande:  As atividades de cunho religioso poderão reabrir a partir de 04 de Maio de 2020, desde que seja respeitado:
– 50% da capacidade total
– disponibilização de local e produtos para higienização de mãos e calçados;
– distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas;
– controle do acesso de pessoas do grupo de risco ao estabelecimento, inclusive, 
pessoas com idade superior a 60 (sessenta) anos;
– suspensão de qualquer contato físico entre as pessoas;
– suspensão da entrada de pessoas sem máscara de proteção facial;
– suspensão da entrada de pessoas, quando ultrapassada em 50% (cinquenta por 
cento) a capacidade máxima do estabelecimento religioso.

Transporte público

Em Cuiabá: Segue com 30% da frota, exclusiva para funcionários das áreas essenciais e trabalhadores do comércio com crachá, uniforme ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Em Várzea Grande: Funcionará em regime normal a partir de 04 de Maio de 2020, e os ônibus deverão ter as suas janelas abertas e serem higienizados periodicamente.

 

Fonte: Olhar Direto

Foto: Reprodução

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *