14º óbito por dengue é registrado em MT; 26.500 casos confirmados

Screenshot_20200428-223338_Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso confirmou, na manhã dessa terça-feira (28), a morte de uma criança de 12 anos no distrito de Boa Esperança. A criança foi diagnosticada no fim da semana passada e na madrugada de hoje não resistiu. O óbito é o 14º por dengue em Mato Grosso.

 

A informação foi confirmada pelo secretário Luis Fábio Marchioro durante live de atualização das informações sobre o coronavírus no município. Logo no início da transmissão, o secretário lamentou a morte da menina, que estava internada no Hospital Regional de Sorriso desde domingo, após ter dado entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última sexta-feira (24).

Luís Fábio Marchioro destacou que, ao contrário da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus, a dengue é uma doença conhecida e sua transmissão pode ser evitada com o esforço da comunidade.

“Quando nós falamos de coronavírus é uma coisa que ninguém conhece, é uma situação diferente, que nós estamos aprendendo todos os dias, mas a dengue nós sabemos como se prolifera e hoje o mosquito venceu uma vida aqui no município de Sorriso”, declarou.

O secretário enfatizou que a dengue não é um acidente e que a morte da menina de 12 anos poderia ser prevenida. Também destacou o trabalho que a prefeitura tem realizado desde o inicio do ano na prevenção do Aedes aegypti, mesmo com recursos humanos limitados devido à pandemia em curso.

“O distrito de Boa Esperança está com quase 12% de infestação de mosquito, sendo que o ideal é 1% e hoje nós estamos lamentando a morte de uma criança. Hoje tem uma família velando uma criança por conta do nosso relaxamento, por coisas que nós não conseguimos desapegar, por guardarmos lixo, pneu velho”, declarou.

Marchioro ainda fez um apelo para que as pessoas não se esqueçam da conscientização para prevenir a dengue, mesmo frente à Covid-19.

“Nós precisamos nos conscientizar. Agora tudo que eu falar não vai trazer a vida dessa menina de volta, que sirva de exemplo para gente, quando sair desse celular, desse computador, ir olhar no lote de casa, no lote do vizinho, se não tem água parada, se não tem criadouro do mosquito, para que nós possamos melhorar essa nossa condução enquanto comunidade” disse.

Os dados de Sorriso são alarmantes, de acordo com o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretária de Estado de Saúde, até 23/04/2020, o munícipio tinha registrado 904 casos de dengue, um aumento de mais de 500% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 148 casos. O indicie de casos por grupo de 100 mil habitantes passou de 173,7 no ano passado, para 1.060,7 esse ano.

Já Mato Grosso registrou 26.500 casos de dengue, contra 6.886 em 2019, uma variação de 284,8%, com alto risco para a dengue em 81 municípios. Com o óbito de Sorriso, que ainda não consta no informe, são 14 óbitos pela doença registrados no estado.

 

Fonte Hipernotícias

Foto Reprodução

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *