Shoppings reabrem na capital com novo horário e 50% da capacidade

images - 2020-05-30T220258.740

A reabertura dos shoppings de Cuiabá, na quarta (3), deve movimentar o comércio perto do Dia dos Namorados que é comemorado em 12 de junho. Mas o decreto municipal traz determinações rígidas como aferição de temperatura dos clientes, restrição de público, banheiros e até mesmo os bancos e lounges dos corredores devem ser retirados.

 

Além de usar máscaras enquanto estiver dentro do shopping, os clientes não terão acesso a cadeiras de rodas e carrinhos de bebê que antes era oferecidos pelos estabelecimentos.

O horário para abrir é de segunda a sábado, das 14h às 22h. Em domingos e feriados ficam fechados. O atendimento pelo sistema delivery é de segunda a domingo das 10h às 22h.

O Shopping Popular também reabre quarta, funcionando de 9h às 17h, por ser parecido com o comércio varejista, mas tem as mesmas restrições que os demais shoppings, podendo funcionar com apenas 30% da capacidade até 30 de junho. Além disso, só poderá abrir 50% dos boxes.

Mesmo seguindo regras novas de higiene e biossegurança, os estabelecimentos estão animados com a decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), por meio do decreto nº 7929, que decidiu pela reabertura dos shoppings que estavam fechados desde o começo de abril.

O álcool 70% é item obrigatório e deve ser disponibilizado em todo o prédio, incluindo os banheiros que serão reduzidos além de terem que contar com funcionários e seu interior para manter a higienização de vasos e pias.

Ficar distante 1,5m também não é novidade para os cuiabanos que já estão tendo que se habituar à nova realidade e nos shoppings não será diferente. Dentro dos banheiros a regra também deve ser respeitada e serão interditadas pias e vasos sanitários para garantir a distância de segurança.

As praças de alimentação só voltam a funcionar após 8 de junho, assim como todo o setor de bares e restaurantes. A boa notícia é que a partir dessa data os músicos podem voltar a se apresentar. As regras são as mesmas que valem para o setor: distância de 1,5 entre as mesas e de 2m entre os artistas e o público. Mas a capacidade de meses será reduzida em 50%.

Funcionários do grupo de risco

Um ponto polêmico quanto ao decreto trata do grupo de risco. O texto diz que os lojistas devem afastar funcionários e colaboradores pertencentes ao grupo de risco tais como, gestantes e lactantes, maiores de 60 anos, diabéticos, pessoas com insuficiência renal ou doença respiratória crônica; pessoas que apresentem sintomas relacionados à Covid-19 quais sejam: febre e tosse (seca ou secretiva) persistentes, coriza e falta de ar; portadores de imunodeficiência de qualquer espécie; transplantados e cardiopatas.

A mesma medida vai para os bares e restaurantes, mas no caso desses, o decreto apenas recomenda o afastamento, sem prejuízo da remuneração, enquanto para os shoppings a medida é dever.

Veja como os principais shoppings planejam reabrir

O Shopping 3 Américas, por meio de nota, garante que vai cumprir “à risca, todas as determinações”. A capacidade total de pessoas por dia normal no Shopping é de 20 mil pessoas, mas a capacidade será reduzida em 30%, com até 6 mil pessoas podendo circular nas áreas.

Em relação aos carros, o empreendimento conta com mil vagas, mas vai oferecer somente metade.

As lojas de confecção vão reabrir, mas os clientes não poderão experimentar roupas e calçados. Também não serão permitidas ações promocionais, para evitar aglomerações. Mas o shopping pretende presentear os clientes com sorteios de cupons de descontos nas redes sociais.

O Dia dos namorados, data muito forte para o comércio, também terá ação somente por redes sociais. O objetivo é evitar aglomerações no interior do 3 Américas.

O Pantanal Shopping informou, pela assessoria, que “está analisando as orientações do decreto e reforça que seguirá todas as determinações dos órgãos de saúde e da prefeitura de Cuiabá”. Em nota, diz que vai seguir os protocolos de segurança e higiene previstos pela Anvisa, tais como uso de EPIs pelos funcionários.

O Goiabeiras Shopping divulgou, por meio da assessoria, que vai seguir todos os protocolos de biossegurança. “O shopping salienta ainda o comprometimento em atender as normas de biossegurança”.

O Shopping Estação ainda não informou como procederá o funcionamento.

 

Fonte RD News

Foto Reprodução

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *