Cuiabá e VG estão entre as 10 cidades que mais matam por Covid no Brasil

20200417214847102055a

Mato Grosso é destaque negativo com suas duas maiores cidades – Cuiabá e Várzea Grande – despontando numa lista dos 10 municípios do Brasil com maior taxa de mortalidade pela Covid-19. Trata-se de um ranking elaborado pela consultoria Macroplan e publicado pela revista Exame. 

O levantamento utilizou a taxa acumulada de óbitos pelo coronavírus até o dia 23 deste mês, calculada numa proporção por cada 100 mil habitantes. Dentro desses critérios, Cuiabá ocupa o 3º lugar com 306,4 mortes por cada 100 mil habitantes.

A capital mato-grossense só fica atrás de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que aparecem nos 1º e segundo lugar, respectivamente, com taxas de motarlidade de 382,5 e 320,3. Depois, Várzea Grande é apresentada na 7ª posição do ranking com uma taxa de 268,4 de mortalidade.

O relatório mostra que além de Mato Grosso, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo também figuram na lista com dois municípios, cada um. Na publicação, um representante da consultoria que produziu o levantamento explica os critérios observados nas cidades com os melhores resultados, o que não é o caso das cidades Mato Grosso contidas no relatório. 

“Municípios com políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida e menor presença de moradias inadequadas em locais que favorecem aglomerações em geral têm melhores resultados na pandemia”, diz Marcelo Trevenzoli, consultor líder em saúde da Macroplan, na entrevista à Exame. 

NÚMEROS DA COVID-19 

No levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT, Cuiabá e Várzea Grande ocupam, respectivamente, o 1º e 3º lugar na lista das 10 cidades com mais casos de Covid-19 registrados até a tarde desta sexta-feira (26). Na Capital eram 64.657 casos confirmados e outros 19.232 na chamada Cidade Industrial. 

Quanto aos registros de mortes, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou 2.628 casos, dos quais 1.959 vítimas eram moradores da Capital e outras 669 eram moradores de outras cidades que tiveram a morte confirmada na Capital. Já a Secretaria Municipal de Sáúde de Várzea Grande divulgou 785 mortes registradas até o dia 25, ou seja, na última quinta-feira. 

Fonte Folhamax / Foto Reprodução

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *