Novo decreto libera comércio e reduz toque de recolher

9dc4736875bd0040bc4b0c210ac58c99

Em novo decreto, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) estendeu o horário de funcionamento de diversos setores econômicos de Cuiabá, como restaurantes, conveniências, shoppings e outros. Assinado nesta sexta-feira (14), as medidas começam a valer a partir desta sexta-feira (14). O horário de funcionamento voltou praticamente ao de antes da pandemia da covid-19.

De acordo com o documento, o toque de recolher também teve seu horário alterado. Fica proibida a circulação de pessoas em Cuiabá no período das 1h às 5h, de segunda-feira a domingo.

o comércio em geral, de varejo e atacadista, estão liberados para abrirem as portas de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, incluindo feriados. No entanto, farmácias, drogarias e postos de combustíveis poderão funcionar 24 horas.

Por sua vez, comércio dentro de shoppings centers poderá atender ao público das 10h às 22h, pois esse é o horário determinado também para o funcionamento dos shoppings.

Supermercados, mercados, mercearias, distribuidoras de bebidas e afins foram estabelecimentos que tiveram seus horários estendidos. Eles poderão funcionar de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 6h às 00h.

As academias também foram liberadas para abrirem às 6h e fecharem às 23h. Os restaurantes, inclusive em shoppings, podem funcionar das 9h às 00h.

Porém, de acordo com o decreto, as medidas de biossegurança continuam valendo para os estabelecimentos, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, além da limitação de 70% da capacidade máxima do local.

Os servidores públicos também retornarão às suas atividades de forma presencial, seguindo a sistemática de trabalho definida pelo secretário da pasta. O mesmo não se aplica a gestantes e lactantes, idosos acima de 60 anos e demais integrantes do grupo de risco.

 

Fonte: Gazeta Digital / Foto: Luiz Alves/Secom

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *