Cuiabá deve bater recorde de frio do ano; Chapada faz 3 graus

0535a2be5ec267ad66e785d5c53493ae

A temperatura deve sofrer uma queda brusca na próxima semana, quando Cuiabá e Chapada dos Guimarães (65 km da Capital) devem bater recorde de frio para o ano.

Os termômetros da Capital mato-grossense e da cidade vizinha devem registrar 8 e 3 graus, respectivamente, na quarta-feira (30). A previsão é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A partir deste final de semana, sábado (26) e domingo (27), os cuiabanos já devem sentir um clima mais ameno, já que a temperatura não deve ultrapassar os 32 e 30 graus, respectivamente, bem diferente dos 36 graus dos últimos dias.

No entanto, a partir de segunda-feira (28), o frio ‘dá as caras’ em Cuiabá. Durante todo o dia a temperatura varia entre a mínima de 15 graus e a máxima de 25 graus, já fazendo com que os cuiabanos tirem os casacos dos guarda-roupas.

Na terça-feira (29), o tempo sofre uma forte queda e no início da manhã, quando muitos estão saindo para o trabalho, a temperatura deve estar na casa dos 9 graus. No decorrer do dia, o clima reage, mas não ultrapassa os 20 graus, ainda bastante frio para a população.

Ainda de acordo com a previsão do Cptec, a quarta-feira (30), último dia do mês de junho, promete ser o dia mais frio do ano em Cuiabá com termômetros registrando mínima de 8 graus. No entanto, a temperatura sobe bastante no decorrer do dia e deve registrar máxima de 26 graus no período da tarde.

Há de se observar e se precaver da amplitude térmica, diferença entre a temperatura máxima e mínima, registrada no dia em 18 graus, considerada muito alta e pode causar complicações respiratórias.

Na quinta-feira (1º), a temperatura reage significativamente, porém, o clima de frio deve continuar. O dia deve variar entre a mínima de 15 graus e não deve passar dos 31 no decorrer do dia.

Os próximos dias, sexta (2), sábado (3) e domingo (4) devem ser um pouco mais quentes, quando, segundo a previsão, os dias devem variar entre 18 e 32 graus, mantendo um clima ameno na Capital.

Chapada dos Guimarães

Já na segunda-feira (28), o frio começa a chegar em Chapada, quando o município deve registrar mínima de 11 graus e a máxima deve ficar na casa dos 22 graus.

No entanto, na terça-feira (29), o ‘frio de rachar’ deve assustar os cidadãos, que devem acordar sob um frio de 4 graus, ainda segundo o Cptec. No decorrer do dia, a máxima não passa dos 16 graus.

Assim como a Capital, a quarta-feira (30) deve bater recorde de frio e registrar temperatura de 3 graus no início da manhã. No entanto, a máxima deve atingir 23 graus e registrar amplitude térmica de 20 graus.

Embora a temperatura reaja significativamente na quinta-feira (1º), se comparado com o início da semana, o dia ainda registra frio de 10 graus no início da manhã. A máxima já bate a casa dos 26 graus.

Já na sexta-feira (2) até o domingo (4), Chapada deve manter manhãs com clima mais ameno, com temperatura mínima de 13 graus, porém, o calor deve aparecer durante o dia e registrar máxima de 27 graus no meio da tarde.

Fonte: RepórterMT / Foto: Reprodução

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *