Geral

Papa Leão XIV volta ao papamóvel em audiência no Vaticano

Liderança católica cumpre primeiro compromisso público após passar por cirurgia para a retirada de um tumor pulmonar

O papa Leão XIV reapareceu na Praça de São Pedro nesta quarta-feira (21) para conduzir sua primeira audiência geral no Vaticano desde que passou por uma cirurgia de câncer de pulmão, realizada há oito dias. Aos 71 anos, o pontífice havia prometido no último domingo (18) que retomaria aos poucos suas atividades à frente de 1,4 bilhão de católicos em todo o mundo.

Retorno ao papamóvel e recepção dos fiéis Durante o evento, o líder católico utilizou o papamóvel aberto pela primeira vez desde o procedimento médico. Ele permaneceu na parte de trás do veículo, sorrindo, acenando para os peregrinos e abençoando bebês que se aproximavam. A multidão começou a se aglomerar no local horas antes do início, às 9h45, enfrentando o tempo chuvoso sob um céu cinzento.

Detalhes da recuperação e saúde do pontífice O papa mais jovem em décadas — eleito em maio de 2025 — foi diagnosticado com adenocarcinoma pulmonar, a tipologia mais frequente da doença, e precisou passar por uma operação em 13 de outubro para a remoção do lobo inferior do pulmão direito. O diagnóstico inicial gerou grande repercussão e dúvidas sobre os rumos de seu papado. Os médicos informaram que a intervenção cirúrgica ocorreu com êxito e sem intercorrências, embora ainda não tenham detalhado as dimensões do tumor ou se houve propagação para os gânglios linfáticos.

“A primeira coisa que quero dizer a vocês é obrigado pelo apoio e pelas orações”, declarou Leão à multidão em suas palavras de abertura do evento de 50 minutos, sem mencionar especificamente sua saúde.

“Graças a Deus por sua generosidade”, afirmou o papa, falando com voz clara enquanto aplausos ecoavam na praça. “Vamos renovar nossa confiança na bondade e na misericórdia de Deus.”

Próximos passos e agenda internacional Após o tradicional percurso pela praça, o pontífice ministrou seu sermão em italiano. Como única alteração significativa no formato habitual, ele limitou as saudações a sete idiomas, em vez dos nove tradicionais.

O Vaticano ainda não detalhou a programação oficial de Leão para os próximos dias e permanece a dúvida sobre a realização de sua intensa turnê pela América do Sul, com passagens agendadas para Uruguai, Argentina e Peru entre 6 e 17 de novembro.

Mais notícias

Ver todas